Banco de Questões
Foram encontradas 2 questões
O baião, popularizado nos anos 1950 por artistas como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, traduziu musicalmente o êxodo nordestino, desafiou hierarquias culturais centradas no Sudeste e ressignificou tradições populares em contexto de industrialização, conformando-se como metáfora sonora do Brasil em transição.
É na visão retrospectiva que se descobrem as características (boas ou más) da cultura nacional, cuja originalidade não precisa ser proposta nem defendida, mas pode ser constatada e criticada. A liberdade de criação será maior se o artista, o escritor ou o pensador, como Machado de Assis e Clarice Lispector, não tiverem de criar uma arte, uma literatura ou um pensamento supostamente nacionais. Uma tal perspectiva não significa abdicar do nacional em detrimento do universal, do local em detrimento do global, pois, se o universalismo pode ser visto como uma invenção eurocêntrica, a universalidade não tem centro. Embora desigual e assimet ricamente, valores, idéias, expressões cultu rais e costumes — nacionais e locais — migram, f arão isso mais freqüentemente com a maior facilidade das comunicações e sempre terão o potencial de universalizar-se. As obras de Machado e Clarice, sem deixar de ser brasileiras, são um claro exemplo dessa possibilidade de universalização.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos da cultura, julgue o item seguinte.
Contemporâneo da bossa nova, o cinema novo inaugurou uma estética diferente para os padrões cinematográficos nacionais. Ao se afastar completamente da temática agrária/rural, assume feições tipicamente hollyoodianas, quer pelo esmero e gigantismo das produções, quer pela assepsia dos temas focalizados.